30.11.10

Battersea Power Station


 1. foto usada na capa do album Animals do Pink Floyd em 1977.   2. Impressão do artista jayson Lilley           3. Apoio de incenso da Muji


Esse é um dos meus favoritos. A primeira vez que eu vim pra Londres, eu morava em Guildford com meu então namorado (hoje meu marido) e vinha pra cidade de trem e ficava admirando essa imponente e decadente estrutura. Cada vez eu imaginava um novo projeto na minha cabeça... um centro cultural, teatro, parque, uma usina de energia limpa... É um dos mais famosos pontos de referência de Londres e finalmente será renovação e adivinha: vai ser mesmo uma usina de energia limpa e tudo o mais que havia imaginado, e um pouco mais. O projeto ja está em fase final de aprovação pela prefeitura. Vejam esse video de lançamento que eu achei, é bem legal pra ter uma idéia da transformação do lugar.
Construido na década de 30, era uma usina elétrica que usava carvão e gerou energia pra Londres até 1983. O projeto foi encomendado a um renomado arquiteto da época o Sir Giles Gilbert Scott, também responsável pelo projeto do edifício hoje parte do Tate Modern e da famosíssima cabine telefônica vermelha.
Esse notável edifício já inspirou muitos artistas e fotógrafos, ja foi imortalizado em filmes como od de Hitchcok e na capa de um album Animals do Pink Floyd.


This is one of my favorites buildings. When I first arrived, I was living in Guildford with my (then) boyfriend, I used to stare at it from the train window when comming to Central London. I used to think to my self what wonderful things could be done with it. A museum, a park, a green energy power station and guess what, it all will come true!It's finaly set to renovation.  The final project is alreay on planning applycation. Whatch this video, is quite good to have a better picture of what the changes will be.
 It was built on the 1930's and it was a coal power station generating energy until 1983. The design of the exterior was given to a notorious Architect of the time, Sir Giles Gilbert Scott, also the responsible for designing the building that today houses the Tate Modern and the famous red telephone box.
This remarkable buillding has inspired many artist, photographers, is imortalised on many film productions like of Hitchcok and in one of Pink Floyd covers.


*
Olha que coisa fofa essa mini Battersea Power Station de cerâmica, da Muji, minha loja predileta em Londres!


www.muji.eu 

Um comentário:

  1. Eu também sempre tive um encanto pela Battersea Power Station e nunca entendi porque não tinham transformado ainda em um centro de eventos ou casa de espetáculo ou até apartamentos, como eles adoram fazer aqui em Londres (vide estádio antigo do Arsenal e uma igreja em Highgate).
    Ansiosa pra ver o projeto concluído e poder usufruir dele!

    ResponderExcluir